domingo, 30 de dezembro de 2007

No Ciren

Um bocadinho do que se faz na clínica
































Foi no dia 26 de Julho de 2006 que eu entrei pela primeira vez na Clínica Ciren, onde estive numa primeira fase durante 3 meses de tratamento. Este ano voltei novamente para mais 2 meses. São dias de muito trabalho, pois temos terapias durante 7 horas por dia e ao sábado durante a manhã. A tarde de sábado e o domingo são para descansar.
É aqui também que eu tenho conseguido recuperar. Já consigo maior mobilização, maior controlo do tronco e postura de sentado, consigo um maior equilíbrio, mantendo os joelhos esticados e adquirindo uma melhor postura. A minha expressão oral também melhorou, já consigo falar mais alto e frases mais completas.
O trabalho continua aqui em Portugal com o fisioterapeuta Ricardo que trabalha comigo 2 horas diárias e a terapeuta da fala Elisabete com 2 horas por semana, para não perder o que vou adquirindo da Clínica.
No próximo verão espero puder regressar a Cuba para mais uma fase de tratamentos, para isso continuo a contar com a ajuda de muitos e muitos amigos que têm continuado a meu lado e acreditar em mim.
Toda esta ajuda foi possível depois de uma reportagem no Jornal de Noticias demonstrar a solidariedade dos meus amiguinhos da escola, na tentativa de conseguirem donativos para os meus tratamentos e depois graças ao Programa Fátima na SIC, onde começou a ser divulgada toda a minha história de tentativas e onde o meu horizonte se abriu para atravessar o Atlântico, perspectiva que até aí estava muito longe, não só pela distância, mas pelos valores dos tratamentos que são bastante elevados.
A todos que me têm acompanhado e ajudado, obrigado por fazerem parte da minha vida, estarão todos sempre no meu coração.





No Ciren trabalha-se, mas também há tempo para brincadeira e boa disposição. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pois fala-se que os métodos utilizados são muito fortes, todos na clínica nos tratam muito bem, com muito amor e carinho.
O ambiente é acolhedor e familiar, somos como uma grande família, entre médicos, enfermeiros, terapeutas, auxiliares, outras crianças e outros pais.
As recordações são imensas, de todos os amigos que fiz na clínica, tanto utentes como profissionais.
O dia de partida é repleto de emoções…uma vontade imensa de voltar a casa, de estar com a família e ao mesmo tempo o deixar quem nos trata bem e nos está ajudar a melhorar. Não é um dia fácil, onde tanto eu como a minha mãe não conseguimos controlar todos estes sentimentos.
Cuba e o Ciren estará sempre presente nas minhas recordações e no meu coração, adoro aquele país e aquele povo.
Um beijo enorme para todos.



A preparação da minha despedida, a minha mãe estava triste...





Eu também...




Molharam-me...





Puseram-me o cabelo de pé..


Adoro-os




O meu terapeuta fisico, Fernando




A minha terapeuta ocupacional, Odalys



A minha terapeuta da fala, Marian


Parte de uma equipa inesquecível

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um ano se passou...
tantas esperanças e sonhos
te acompanharam,
muitos que se realizaram
e outros que se adiaram...

Mas o importante
é que continuaste um fascinante
processo de crescimento,
por fora e por dentro...

Que nos anos vindouros
possas prosseguir atingindo
os grandes objetivos da vida,
como a pessoa especial que és.

Lê, desejo-te toda a felicidade
do mundo e que tu continues sendo
essa pessoa maravilhosa que alegra
toda a gente é tua volta.

Com um grande beijo da tia Cláudia.
Força meu querido...

Rosa Lemos disse...

ola Tiago, hoje foi um grande dia para ti, mais um espectaculo organizado para te ajudar... tive muita pena de não assitir e colaborar mas tambem tenho problemas e é muito dificil estar num ambiente com grande movimento. Espero que consigas voltar a cuba para novos tratamento, eu estou a organizar os meus relatorios medicos para mandar para a clinica para que possam avaliar a minha situação. se fosse possivel gostava de trocar algumas ideias com vocês, deixo o meu e-mail rosalemos@hotmail.com. força tiago. um grande beijinho